segunda-feira, 18 de abril de 2011

Para os alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Atenção: Você poderá fazer o seu comentário sobre os contos do livro Noite na Taverna de Alvares de Azevedo e/ ou comentar sobre alguma filosofia encontrada nos contos e fazer as suas considerações.

Exemplo:

"A alma não é, com a lua, sempre moça, nua e bela em sua virgindade eterna!A vida não é mais do que a reunião ao acaso de moléculas atraídas[...]"pag.29 - editora Martin Claret


 Todos os comentários serão compartilhados pela professora Lilian e pelos próprios estudantes do ensino médio e/ ou interessados.
A partir de agora, passe a enxergar os contos como Literatura Viva,  que irão dar suporte a você em muitas das suas considerações pessoais de enxergar o mundo, principalmente, o jovem.
Espero, ansiosa, as suas considerações.

T.32 - Noite na Taverna - Foi 10!











quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aulas interativas - esquetes dos capítulos dos contos do livro " Noite na Taverna" Álvares de Azevedo.

Quem não se encanta com as histórias contadas por cinco amigos durante uma noite em uma Taverna? Os alunos e alunas adoram.
O primeiro capítulo do livro " Noite na Taverna" - "Uma noite do século" mostra todo o ambiente denso do lugar. Muito fumo, regado a muito vinho e divagações de jovens que, desiludidos com a sua própria existência, contam noites e dias passados com mulheres de todos os tipos, sem deixar de amar alguma em especial, bem como o de viver com elas momentos inesquecíveis ,mas terminalmente trágicos.

" Bebamos! Nem um canto de saudade!
  Morrem na embriaguez da vida as dores!
  Que importam sonhos, ilusões desfeitas?
  Fenecem como as flores!"

Os meus alunos, da escola Margarida Pardelhas,Cruz Alta -RS, sentiram-se envolvidos por esta aura e fizeram, durante algumas aulas, esquetes contando as histórias de cada personagem: Solfieri, Bertran, Gennaro, Claudius Herman e Johann.
Que maravilha perceber que a trama é tão perfeita que alguns personagens participam das histórias dos outros sem saber que foram testemunhas reais de histórias completamente surreais. 
A história " Último beijo " é totalmente inesperada e nos provoca uma volta ao texto do conto " Johann". Aproveite para conferir.