sábado, 27 de agosto de 2011

O Cortiço - Elementos importantes

Aluísio Azevedo escrevia como se estivesse pintando um quadro: cores fortes e traços firmes retratavam duras cenas da vida cotidiana do final do séc XIX , na cidade do Rio de Janeiro.
O Cortiço é o romance mais representativo do naturalismo brasileiro. A obra, metáfora da sociedade brasileira da época, focaliza o nascimento e o crescimento dos cortiços - o símbolo do aparecimento da classe operária e explorada no Brasil - e a oposição entre a burguesia e o proletariado.
Os "heróis" individuais representam os tipos sociais daquela sociedade, principalmente a da capital do país, em franco desenvolvimento. Mas um desenvolvimento que ao mesmo tempo significativo: lojas comerciais, ruas bem mais estruturadas, pessoas com profissões definidas e construções para abrigar  toda e qualquer gente; era também desordenado: todos estavam como se "misturados" e "misturando" a tudo, representado muito bem na proposta do Cortiço, antes mesmo dele nascer, já com o "amigamento" de João Romão e Bertoleza .
Esta mistura nos propõe e nos leva a conhecer as personagens em suas  características animalescas,próprio do estilo Naturalista, que nos convida a entender a cada um como um "pedaço" de carne ou caricaturas de animais tanto no físico quanto no psicológico, criando assim, Aluísio, personagens autênticos que reproduziam as classes pobres e marginalizadas do Rio.
O Naturalismo enfatiza o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento humano e admitia uma visão biológica do ser humano.
Características do romance naturalista:
a) Priorização da coletividade, e não do indivíduo.
b) Denúncia das desigualdades sociais.
c) O personagem estava condicionado a um destino que não podia alterar. Movido pelo instinto, seu comportamento se aproximava do animal.
d) A maioria dos personagens retrata tipos sociais.
e) Funciona como um documento.

A primeira personagem é o próprio Cortiço: tem vida própria, ao arrastar todos para a degradação. O autor traz propostas como o de que o meio social condiciona e determina o comportamento do ser humano: pensemos em Jerônimo. Na leitura o vemos, nas primeiras informações, um homem trabalhador, honesto, cumpridor de seus deveres,com saudades de sua terra natal porém, ao longo de sua convivência, principalmente, com a chegada de Rita Baiana, transforma-se em um homem cheio de "defeitos", um novo Jerônimo, homem sem qualquer cuidado com seus bens morais tão bem descritos em sua chegada ao Cortiço.
O Cortiço ainda é povoado por soldados, pedreiros, imigrantes, italianos, homossexuais, capoeiristas, curandeiras e lavadeiras com muitos nomes e dramas.
Esta história nos retrata o cotidiano ,expondo as feridas e os defeitos da sociedade do final do século XIX. Com ironia, mostra as hipocrisias sociais e as relações humanas superficiais.Há também o combate as instituições da burguesia: Igreja, monarquia e família.
Nesta obra há vidas interligadas, destinos paralelos. ( Faça uma releitura da obra, e descubra isso.)
Personagens:
O Cortiço;
João Romão;
Bertoleza;
Miranda;
D. Estela;
Zulmirinha
Jerônimo;
Piedade;
D. Isabel
Pombinha;
Leocádia;
Marciana;
Florinda;
Augusta;
Henrique;
Botelho;
Rita Baiana;
Firmo;
A "curandeira"/vidente.
Lêonie;
Os Cabeça de Gato
Libório;

Assista o vídeo feito, no ano passado, por colegas que já estão no terceiro ano. Há alguns personagens e situações retratados no livro O Cortiço. Veja se você reconhece algum trecho da obra.







21 comentários:

  1. O vídeo ficou muito interessante, só acho que podiam ter mostrado melhor o sofrimento de Bertoleza, ao ver que a carta de alforria era falsa...mas o restante esta muito bem representado e dando para perceber muito bem os personagem e o que eles querem nos passar.

    ResponderExcluir
  2. Achei o vídeo muito bem feito. Os personagens estão bem representados e as cenas do vídeo condizem com a história retratada no livro. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom o video. Identifiquei a história com o video certinho! Bem representado.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo que vocês tenham identificado os personagens.Mas de qual vocês mais gostaram, por quê?

    ResponderExcluir
  5. O video ficou muito interessante, bem representado, mostra bem a história, e concordando com a camila,poderiam ter mostrado mais o sofrimento de Bertoleza, que foi a personagem que mais gostei!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem representado, principalmente a passagem de Rita baiana na história, mas alguns fatos foram deixados de lado como o desfecho de cada personagem.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo para mim ficou legal, mas muito resumido. Não mostraram alguns fatos importantes da história. Como o que João Romão fez para ficar rico, as mudanças que aconteceram com ele e a morte de Bertoleza. Mas o fato de ter homossexuais no cortiço e aos redores dele, foi bem representado, além de terem representado também a parte dos serviços domésticos das mulheres que lá moravam. Legal ;P

    ResponderExcluir
  8. É isso aí... quanto mais vocês souberem argumentar, mais força de análise e preparo para entender o processo da leitura vocês terão.
    Parabéns pelos dois últimos comentários.

    ResponderExcluir
  9. A Bertoleza me chamou muito a atenção, porque ela retrata o sofrimento de muitas pessoas trabalhadoras do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  10. Foi bom o vídeo,mas eles poderiam ter mostrados mais características da história,dando para entender melhor.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião o video ficou bom mas faltou alguns detalhes importantes , como por exemplo o fim do personagem principal O Cortiço, e a morte de Bertoleza.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito legal o vídeo,bem resumido e de certa forma engraçado também. Mas concordo com os colegas aí de cima, faltou alguns detalhes, principalmente o triste fim de Bertoleza.

    ResponderExcluir
  13. acheu muito bom o video, por que mostra João Ramão mentindo para Bertoleza dando a carta de alforria falsa,deu para identificar os personagens, mas também acho que faltou alguns detalhes da história.

    ResponderExcluir
  14. A história foi muito bem interpretada, está bem humorada;mas acho que faltou algumas coisas, que deixa a história um pouco sem complemento. Os personagens estão bem claro sobre cada um, mas ainda falta algo.

    ResponderExcluir
  15. Achei muito criativo,legal,engraçado...foi resumo que mostra aspectos importantes da história,não conta todos os fatos mas mostra o essencial que da para entender o contexto...ali sobre Bertoleza e João Romão foi que chamou mais atenção por causa da carta de alforria falsa, o lugar ficou legal, as pessoas trabalhando,a chegada da Rita baiana, madrinha e pombinha, Jeronimo e Rita, e a festa.Muito bem interpretado o vídeo.

    ResponderExcluir
  16. Certo. Bibiana, só cuida, não é João Ramão... e sim, Romão. O comentário mais consistente, dentre os últimos é o da Paula.
    Alguns apenas colocaram que falta algo. Que algo é esse?
    Nathanyelle, é verdade, seria interessante saber como o Cortiço se transformou.

    ResponderExcluir
  17. Annelise, é bem verdade, a realidade é sempre realidade em qualquer tempo.

    ResponderExcluir
  18. para mim, o vídeo ficou bem resumido, deixando alguns espaços em aberto que nos dá mais vontade ainda de ler o livro, desperta a curiosidade de saber mais detalhes; creio que jerônimo e a sua repentina mudança de personalidade me chama mais atenção,porque ele chega no cortiço com sua mulher e é definido como um homem totalmente diferente do que ele se torna no decorrer da história e depois do seu envolvimento com Rita e da convivência no cortiço, ele se modifica, confirmando assim a frase que diz " o meio modifica o ser humano".

    ResponderExcluir
  19. achei que o video ficou muito legal ri muito em certas partes

    ResponderExcluir