1. A causa única da tristeza de mestre Romão era:
a) Não ter uma missa só sua;
b) Não ser jovem;
c) Não ser um compositor;(X)
d) Não ser conhecido na cidade;
e) Não ser um instrumentista famoso.
2. Machado de Assis utiliza o recurso do Naturalismo em CANTIGA DE ESPONSAIS na seguinte frase:
a) " A mulher que tinha vinte e um anos, morreu com vinte e três."
b)"[...] não era muito bonita, nem pouco, mas extremamente simpática."(X)
c) "[...] o médico achou-o realmente mal."
d)"[...] uma vez que deixasse um pouco de alma na terra."
e) " [...] mestre Romão sorriu com tristeza."
3. " Mestre Romão sorriu com tristeza, porque:
a) Ele presenciou uma cena romântica;
b) Ele sabia que iria morrer; (X)
c) Ele não conseguia terminar a música;
d) Lembrou-se da esposa;
e) Lembrou-se que não era mais jovem.
4. Neste conto realista, o realismo foi vencido pelo(a):
a) Pessimismo;
b) Doença;
c) Tristeza;
d) Romantismo; (X)
e) Velhice.
( Atenção, virão mais perguntas relativas aos outros contos.)
Conto: Pai contra mãe
1. A máscara da folha de flandres era utilizada pelos senhores de escravos como medida :
a) preventiva;
b) punitiva; (X)
c) educativa;
d) corretiva;
e) Todas as possibilidades acima.
2. Metia-se na profissão de " recuperador de escravos fujões":
a) homens da lei;
b) homens de engenho;
c) homens brancos;
d) homens de poucos ou nenhum estudos; (X)
e) homens preparados por seus donos para isso.
3. A descrição do narrador em relação a Cândido Neves, faz-se lembrar outro personagem em outra obra :
a) José Dias - D. Casmurro;
b) Leonardo - Memórias de Um sargento de Milícias; (X)
c) Leonardo Pataca - Memórias de um sargento de Milícias;
d) Bentinho - D. Casmurro;
e) Jerônimo - O Cortiço.
4. " A alegria do pai foi enorme, e a tristeza também."
Esta frase foi construída, utilizando o recurso de linguagem:
a) paradoxo;
b) metonímia;
c) antítese; (X)
d) sinestesia;
e) eufemismo.
5. Sabendo-se o desenrolar da história do meio para o fim, vê-se claramente a utilização da seguinte teoria filosófica:
a) Humanitista ( pág. 286 do livro de aula ) (X)
b) Naturalista ( pág. 281 do livro de aula )
c) realista ( pág. 281 do livro de aula )
d) Ultrarromântica ( pág.76 )
e) Parnasianista ( pag.224 do livro de aula )
Conto: capítulo dos chapéus
1. Em outro conto "A moreninha", como recurso do estilo romântico, é citado:
a) Cantiga de Esponsais;
b) Pai contra mãe;
c) Missa do Galo; (X)
d) Uma noite de almirante;
e) A cartomante.
1. A máscara da folha de flandres era utilizada pelos senhores de escravos como medida :
a) preventiva;
b) punitiva; (X)
c) educativa;
d) corretiva;
e) Todas as possibilidades acima.
2. Metia-se na profissão de " recuperador de escravos fujões":
a) homens da lei;
b) homens de engenho;
c) homens brancos;
d) homens de poucos ou nenhum estudos; (X)
e) homens preparados por seus donos para isso.
3. A descrição do narrador em relação a Cândido Neves, faz-se lembrar outro personagem em outra obra :
a) José Dias - D. Casmurro;
b) Leonardo - Memórias de Um sargento de Milícias; (X)
c) Leonardo Pataca - Memórias de um sargento de Milícias;
d) Bentinho - D. Casmurro;
e) Jerônimo - O Cortiço.
4. " A alegria do pai foi enorme, e a tristeza também."
Esta frase foi construída, utilizando o recurso de linguagem:
a) paradoxo;
b) metonímia;
c) antítese; (X)
d) sinestesia;
e) eufemismo.
5. Sabendo-se o desenrolar da história do meio para o fim, vê-se claramente a utilização da seguinte teoria filosófica:
a) Humanitista ( pág. 286 do livro de aula ) (X)
b) Naturalista ( pág. 281 do livro de aula )
c) realista ( pág. 281 do livro de aula )
d) Ultrarromântica ( pág.76 )
e) Parnasianista ( pag.224 do livro de aula )
Conto: capítulo dos chapéus
1. Em outro conto "A moreninha", como recurso do estilo romântico, é citado:
a) Cantiga de Esponsais;
b) Pai contra mãe;
c) Missa do Galo; (X)
d) Uma noite de almirante;
e) A cartomante.
2. O chapéu baixo segundo a visão do sogro de Conrado era:
a) um sinal de humilhação;
b) um sinal de passividade;
c) um sinal de pobreza;
d) um sinal de soberba;
e) um sinal de abominação (X)
3. Segundo o protagonista, ninguém poderia trocar o chapéu:
a) sem permissão;
b) sem um ritual;
c) sem perder a cabeça;
d) sem se sentir mutilado; (X)
e) sem dar um destino ao chapéu antigo.
4." A pomba discutindo com o Gavião"
Essa fala é:
a) naturalista; (X)
b) humanitista;
c) realista;
d) Parnasianista;
e) Romântica.
5.A pomba e o Gavião são respectivamente:
a) Conrado e Mariana;
b) Mariana e Sofia; (X)
c) Viçosa e Mariana;
d) Mariana e Viçosa;
e) Sofia e Mariana
4.
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